Caxias vai ganhar a 59ª Delegacia Legal, uma Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – DEAM e uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente – DPCA. O projeto arquitetônico e o anúncio do início das obras, orçadas em mais de R$ 5 milhões, foram apresentados nesta quinta-feira (07/11) pelo Grupo Executivo do Programa Delegacia, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O prédio de três andares, localizado no bairro Jardim 25 de Agosto, no mesmo município, tem previsão de entrega até julho de 2014.
As instalações, que totalizam uma área de 1.822 m², serão equipadas com computadores conectados à central de dados da Polícia Civil, além de impressoras, switch, roteador, scanner e câmera. As delegacias serão compostas por setores de investigação, além de sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e adaptações para portadores de deficiências.
Técnicas modernas de construção civil serão utilizadas no projeto. A substituição das vigas de concreto armado por estruturas metálicas, aliadas ao uso da laje steel-deck (lâminas de aço tratadas com materiais químicos para evitar a corrosão), vão garantir mais velocidade e redução do custo das obras.
Uma praça também será construída ao lado da unidade policial. Estão previstos a implantação de área verde, duas quadras poliesportivas, área de recreação infantil, espaço com mesas para jogos, academia de ginástica e uma ciclovia.
– Estamos cumprindo uma das principais metas do Programa Delegacia Legal, que é a informatização do trabalho policial, com a interligação das delegacias em rede. Caxias é um município estratégico, pois além de ser um dos maiores da Baixada, tem uma atividade industrial bem desenvolvida – afirmou César Campos, coordenador do Programa Delegacia Legal.
Segundo César, um novo posto de policia técnica, que vai congregar os serviços de pericia criminal e do Instituto Médico Legal, deve ser instalado em breve, no mesmo município.
– O projeto e a verba já estão aprovados. Só dependemos da concessão do terreno para completar todo o equipamento de segurança em Caxias – afirmou o coordenador.
Para o subchefe de Operações da Polícia Civil, Fernando Veloso, o novo complexo representa um grande ganho, não só à sociedade, mas para os policiais que vão trabalhar nas unidades.
– A inauguração de uma Delegacia Legal é sempre um marco. Os profissionais terão um lugar mais digno para conduzir as investigações e oferecer um atendimento mais qualificado à população – disse Fernando.