
O projeto de lei do deputado Bruno Correia, referente a queixas frequente nos transportes públicos cariocas, o hábito de ouvir música sem fone de ouvido poderá render multa de mil reais segundo projeto que será votado na Alerj por ouvir música em alto volume nos transportes do Rio poderá doer no bolso. De acordo com projeto de lei do deputado, passageiros que insistirem ouvir música sem o fone poderão ser multados em R$ 1.000. Pelo projeto, a punição também se estende à empresa de transporte. A proposta deve ir à votação na Assembleia Legislativa até o final de abril e, se aprovada, vai vigorar também em coletivos intermunicipais, como os trens e barcas. O hábito de ouvir música no viva voz é queixa comum no Rio.
Para controlar o barulho, as concessionárias dispõem hoje de decretos estaduais que prevêem apenas advertência ao passageiro que usar aparelhos sonoros em alto volume. Com o crescimento no número de reclamações, a Supervia iniciou em 2011 uma campanha para concientizar os usuarios da prática no interior dos trens. Na internet, a repercussão foi tanta que motivou vídeos indignados, como o do internauta Alex Pedrosa. Ele atribuiu a atitude aos funkeiros e esbraveja contra os chamados “DJs de ônibus”.
Nesse caso, mais uma vez quem sofrerá as consequências se essa lei for aprovada será os motorista de ônibus, que dentro dos coletivos terão que fiscalizar os passageiros, uma vez que algumas linhas, os motoristas possui duas fuções (motorista e cobrador).