Noticias

Procon-RJ notifica Cedae para identificar carros-pipa que fizeram cobrança abusiva

Diante das denúncias de cobrança abusiva por empresas de carros-pipa que aproveitaram a falta d’água nos últimos dias na cidade para aumentar o valor do serviço de R$ 900 para R$ 4 mil (no caso, por exemplo, de 10 mil litros de água), o Procon-RJ notificou a Cedae nesta segunda-feira, 28 de outubro, para que a concessionária envie ao órgão, em 24 horas, a identificação completa de todos os proprietários de carros-pipa cujos veículos abasteceram na bica da Cedae nos dias 26, 27 e 28 de outubro. A notificação pede, também, que a empresa repasse, no mesmo prazo, o contrato padrão firmado com eles.

A secretária estadual de Proteção e Defesa do Consumidor, Cidinha Campos, orienta o consumidor que tenha pago valor exorbitante por uma pipa d’água a denunciar pelo disque Procon-RJ 151 ou procurar um dos postos do órgão com o nome da empresa e quanto pagou pelo serviço. Se o consumidor levar a nota fiscal com o valor pago, a empresa será imediatamente autuada e multada. Além disso, observa Cidinha, o Procon-RJ vai solicitar o descredenciamento dela junto à Cedae.

Falta d’água

A falta de água que atingiu diversas regiões da cidade se deu pela paralisação da Estação de Tratamento de Guandu, que sofre manutenção na quinta-feira passada. O prazo inicial era de que o abastecimento voltasse ao normal em 72 horas, mas o rompimento de uma tubulação na Radial Oeste prolongou o desabastecimento de água, em especial na Zona Sul e no Centro do Rio.