Em coletiva à imprensa, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Cedae, Wagner Victer, detalham nesta terça-feira as obras da segunda etapa do Programa Sena Limpa, uma parceria com a Cedae e a Prefeitura do Rio para recuperar ambientalmente mais seis praias da Cidade do Rio de Janeiro.
A primeira etapa do Sena Limpa contemplava quatro praias oceânicas e duas praias dentro da Baia de Guanabara (São Conrado, Leblon, Ipanema e Leme; e Urca/Praia Vermelha e Praia da Bica, na Ilha do Governador). Agora, com o Sena Limpa 2, a situação se inverteu, com os esforços de saneamento se concentrando em praias da Baía de Guanabara.
O Sena Limpa 2 visa a melhorar as condições de balneabilidade das praias oceânicas do Pepê/Joatinga, na Barra da Tijuca, e de Copacabana. Dentro da Baía de Guanabara, contemplará as praias de Botafogo, Flamengo, Guanabara, na Ilha do Governador, e as praias da Ilha de Paquetá.
O Sena Limpa 2 contará com investimentos de cerca de R$ 200 mil, e deverá ser concluído após os Jogos Olímpicos. O Programa Sena Limpa 1, que se encontra em execução, já mostra resultados, com a melhora das condições de balneabilidade da Praia Vermelha e de Ipanema.
O serviço de inspeção em galerias pluviais, com o robô-espião, para detectar o despejo ilegal de esgoto in natura, faz parte do Programa Sena Limpa 1. Atualmente, o robô-espião está investigando ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais do Leblon.
Serviço:
Quando: Terça-feira (29/10/2013); às 10h
Onde: Secretaria de Estado do Ambiente (Av. Venezuela, 110/5º. andar, Saúde)