O Centro Estadual de Pesquisa em Agricultura Orgânica, da Pesagro-Rio, vinculada à Secretaria de Agricultura, no município de Seropédica, desenvolveu um equipamento para facilitar o trabalho de peneiramento de sementes. Batizada de Peneira Dupla Mecânica, a máquina otimiza o tempo, reduz o esforço físico e tem custo reduzido para os pequenos produtores. Além disso, o equipamento pode ser utilizado para os mais diversos trabalhos.
O mecanismo facilita a limpeza de sementes, separando as impurezas, e ainda seleciona as beneficiadas. Em uma estrutura de ferro idealizada pelo centro, três peneiras são dispostas uma em cima da outra, em sequência. Após a colocação do material, ainda com as impurezas, na primeira peneira, o trabalhador, através de uma alça na estrutura, inicia o movimento para frente e trás. Depois do peneiramento, o grosso da palha fica ali, as sementes beneficiadas na segunda e o refugo na terceira.
Segundo a pesquisadora Maria do Carmo de Araújo Fernandes, do Centro de Pesquisa da Pesagro, existem máquinas que fazem o mesmo tipo de serviço, mas para o pequeno produtor seu custo é alto.
– A vantagem deste equipamento está no custo reduzido de montagem. Isto torna acessível aos pequenos agricultores, além de servir ao beneficiamento de qualquer tipo de semente – explicou a pesquisadora.
A peneira dupla mecânica pode ser facilmente transportada, ocupa pouco espaço e permite a troca das peneiras conforme o tamanho das sementes a serem beneficiadas. Versátil, também pode ser usada no preparo de substrato para mudas, no peneiramento do solo e do esterco, podendo ser útil, ainda, na construção civil, para peneirar areia em canteiros de obras.