Na manhã deste domingo (27/10), policiais militares da Unidade de Polícia Ambiental Móvel (UPAm Móvel) atuaram na Feira Livre da Praça São Francisco Xavier, na Tijuca, numa operação para coibir o comércio ilegal de animais silvestres. Sete pessoas foram detidas e um menor apreendido. Um dos detidos, Aluísio Batista da Silva (55 anos), já tem sete passagens pela polícia pelo mesmo crime ambiental e o menor apreendido também tem uma, sendo que por roubo. Trinta e três pássaros foram apreendidos, dentre curiós, coleiros, canários-da-terra, tizius, tico-ticos, pixoxós e trinca-ferros. A ocorrência foi registrada na 19ª DP, no mesmo bairro, para onde todos os envolvidos foram encaminhados.
O Comando de Polícia Ambiental (CPAm) tem recebido constantes denúncias de moradores locais, relatando as precárias situações dos animais nesta feira. O serviço reservado da unidade vem realizando trabalhos rotineiros nas feiras livres do Rio e obtendo sucesso em todas as ações. Informações fornecidas pelo Disque-Denúncia descreviam o perfil dos vendedores, o que facilitou a atuação dos policiais envolvidos na ação.
Os animais serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para tratamento e posterior soltura em seu hábitat natural.
O CPAm lembra que quem vende , expõe à venda, adquire e mantém em cativeiro ou depósito animais silvestres incorre na pena de detenção de seis meses a um ano e multa, segundo a Lei de Crimes Ambientais (L. 9.605/98). Pede, também, que a população continue contribuindo com informações, entrando em contato com o Disque-Denúncia através dos telefones: (21) 2253-1177 ou 0300 253-1177.