Noticias

Indio Galdino Jesus dos Santos

Os índios pataxó guardam tristes lembranças do dia 21 de Abril de 1997,dois dias após térem comemorado o Dia do Indio,o indio Galdino Jesus dos Santos morreu no Hospital da Asa Norte de Brasília.Assassinado por cinco rapazes que atearam fogo em Galdino quando ele dormia em um ponto de ônibus com um líquido inflamável.O índio teve 95% do corpo queimado.
Os cinco envolvidos alegaram não saber que se tratava de um índio mas de um mendigo,um deles,na época do crime, era menor de idade e foi encaminhado para o centro de reabilitação juvenil do Distrito Federal. G.N.A.J. ficou preso por três meses, mesmo tendo sido condenado a um ano de reclusão.Os outros quatro foram presos -Tomás Oliveira de Almeida,Max Rogério Alves, Eron Chaves Oliveira e Antônio Novely Cardoso Vilanova.Em 2001,foram condenados pelo júri popular por homicídio doloso (com intenção de matar) a 14 anos de prisão, em regime integralmente fechado.Assim que foram encaminhados à prisão, os criminosos não ficaram 24 horas detidos em cela comum, junto com outros presos.Eles foram transferidos para uma biblioteca desativada, onde tiveram dezenas de regalias.
Mas a reclusão total durou pouco tempo. Em agosto de 2004, os quatro rapazes ganharam o direito ao livramento condicional, ou seja, estão em liberdade.
Família de índio assassinado diz que ‘não foi feita justiça’