Noticias

Linha 4 lança projeto pioneiro para estudantes de engenharia

 

Estudantes de Engenharia Civil e Mecânica do Rio vão aprender na prática como se tira do papel projetos de grande porte e alta complexidade. A Concessionária Rio Barra, o Consórcio Linha 4 Sul e o Consórcio Construtor Rio Barra, responsáveis pela construção da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), maior obra de infraestrutura metroviária do Brasil, criaram o Programa Transferência de Conhecimento (PTC), do qual participarão as universidades UFRJ, UFF, Uerj e PUC-Rio. A primeira turma, com 60 alunos, começa neste sábado (19/10).

Pela primeira vez no país é realizada uma iniciativa com vistas a divulgar e transferir informações sobre a maciça mobilização de um megaprojeto, que requer engenharia avançada. O objetivo é compartilhar a vivência profissional não só das técnicas de engenharia, mas de outras atividades essenciais para a execução de um megaempreendimento, como logística de equipamentos, ações ambientais, recursos humanos, comunicação com a comunidade do entorno e até a criação de refeitórios e cozinhas industriais para milhares de trabalhadores.

– Este conhecimento precisa ser transferido aos futuros profissionais, de modo que eles cheguem mais bem preparados e desafiados ao mercado de trabalho – explicou Marcos Vidigal do Amaral, diretor de Contrato da Linha 4 do Metrô e idealizador do programa.

Por turma, serão oferecidas 60 vagas, divididas entre as quatro universidades participantes. O curso terá duração de 52 horas/aula. Ao fim das aulas, os alunos serão divididos em grupos para a realização de um trabalho de conclusão. A equipe que apresentar o melhor trabalho será premiada. Os estudantes receberão ainda um certificado de participação. O programa será mantido até a Linha 4 do Metrô entrar em operação, no primeiro semestre de 2016.

Para marcar o início do Programa Transferência de Conhecimento, será realizado um coquetel nesta sexta-feira (18/10), para a primeira turma do curso, profissionais da Linha 4 do Metrô e representantes das universidades parceiras.

Mais de 300 mil pessoas vão usar a Linha 4 do Metrô todos os dias

A Linha 4 do Metrô vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.

Serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.