
A Secretaria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon) prosseguiu nesta quinta-feira (10/10), com a Operação Roleta Russa.
Na terceira madrugada seguida, equipes de fiscalização do Procon-RJ vistoriaram a conservação, manutenção e documentação dos veículos de três empresas de ônibus: a Gire Transportes, pertencente ao grupo Transportes Fabio’s (Duque de Caxias), aAuto Ônibus Fagundes (São Gonçalo) e aTransportadora Tinguá (Nova Iguaçu). As empresas foram autuadas e serão multadas. Doze ônibus acabaram lacrados e só serão liberados para uso após as irregularidades identificadas pelos agentes serem sanadas.
Na Auto Ônibus Fagundes, os fiscais constataram 11 ônibus com problemas no elevador para cadeirantes, e todos os veículos com problema foram interditados.
Já na Transportadora Tinguá, havia ônibus com bancos soltos, problemas no elevador para cadeirantes, lanterna e farol queimados, além de dedetização vencida. Foram encontradas também baratas no interior de alguns dos veículos. O Procon-RJ vistoriou 21 ônibus da empresa, mas os problemas encontrados acabaram sendo resolvidos na hora e os coletivos, liberados.
Com relação àGire Transportes, os fiscais encontraram três ônibus com problemas nos elevadores e um não tinha o dispositivo sonoro no assento especial para cadeirantes. Dois dos veículos foram consertados durante a fiscalização e um acabou interditado.
As multas dasempresas serão calculadas pelo departamento jurídico da Seprocon e podem variar de R$ 480,00 a R$ 7 milhões.
A Operação Roleta Russa prossegue e não tem data para acabar.