Noticias

Mergulhão de Duque Caxias é reinaugurado

A Secretaria de Transportes reinaugurou nesta segunda-feira (30/9) as obras de reforma do Mergulhão de Duque de Caxias, passagem subterrânea de pedestres sob a linha férrea. A área, que liga a Avenida Presidente Vargas à Avenida Plínio Casado, foi totalmente reformada com o objetivo de garantir maior acessibilidade, conforto e segurança a quem circula pelo local. Foram investidos R$ 2.228.461,46 nas obras de refomas , que incluiu a revitalização de duas escadas rolantes, dois elevadores, três banheiros, um deles com acesso a portadores de necessidades especiais, além de melhorias nas quatro entradas, que tiveram a substituição das pastilhas de revestimento.

O mergulhão foi construído em parceria entre o governo do estado do Rio e o Banco Mundial a obra  custou cerca de R$ 40 milhões, foi inaugurado em abril de 2009 e  ficou fechado desde dezembro 2010, devido a problemas no sistema de drenagem,é ficou com água até os tornozelos,transformando se num foco de procriação ao mosquito da dengue,sem falar que as escadas rolantes e elevadores para deficientes físicos não funcionavam pois foram danificados, devido ao alagamento por águas pluviais..Segundo a Secretaria estadual de Transportes, houve um erro de projeto na construção do mergulhão a falta de estudos geotécnicos para a implantação da passagem subterrânea  provocou as inundações. Diante das seguidas  inundações, o Governo do Estado transferiu para Imbariê, no terceiro distrito, a agência de empregos do SINE, que utilizava a passagem subterrânea para atender a centenas de desempregados todos os dias. Além do balcão de empregos, o Governo mantinha no local um posto do instituto Felix Pacheco para emissão de carteiras de identidade, inclusive segundas vias, mas que acabou fechado.A inauguração festiva ocorreu no dia 8 de abril de 2009, com a presença do governador Sérgio Cabral, do vice Pezão, do coordenador de Obras da Baixada, Washington Reis e seu irmão, o vereador Júnior Reis.

Depois da reinauguração a  Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central) ficará responsável pela operação, segurança, limpeza e manutenção do Mergulhão. O espaço ganhou ainda um posto do Detran-RJ (Departamento de Trânsito do Estado do Rio) para prestação dos serviços de identificação civil e habilitação.

Também foi realizada a limpeza e polimento de piso, troca do teto de gesso, recuperação de todas as instalações elétricas, assim como a reforma do sistema de drenagem, de climatização (posto do Detran-RJ e Sala de Monitoramento) e de exaustão da área.