Noticias

Procon-RJ flagra em vistoria empresa irregular de transporte escolar

escolar_vans_1380578306.24.jpg

A Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), através do Procon-RJ, realizou no sábado, 28 de setembro, vistoria em garagens de empresas que lidam com vans para transporte de estudantes. Foi a primeira ação da Operação Ilariê, que visa à identificação das empresas irregulares que fazem este tipo de serviço. Ao todo foram fiscalizadas quatro empresas e uma delas, a Nelvan Transportes e Turismo Ltda, com sede em Irajá, não estava regularizada na Secretaria Municipal de Transportes.

De acordo com os fiscais, as vans escolares na garagem da Nelvan estavam em boas condições, mas, como a empresa não está regularizada, não poderiam fazer o transporte dos alunos. Para não prejudicar o dia de estudo das 80 crianças transportadas pelos veículos da empresa, a Nelvan ganhou prazo até esta terça-feira, 01 de outubro, para regularizar sua situação na Secretaria de Transportes. Do contrário, a empresa deverá informar aos responsáveis pelos alunos que suas vans deixarão de fazer o serviço até que seja regularizada. Caso continue a oferecer o serviço de forma irregular, a empresa será autuada e multada.

A Seprocon alerta os pais, professores,diretores e proprietários de instituições de ensino para prestarem atenção às empresas que fazem serviço de transporte de alunos e seus veículos. De acordo com a secretária Cidinha Campos, só deve ser contratado o serviço de empresas regularizadas pela SMTR, fato que pode ser identificado pelo selo de vistoria no pára-brisa e no número de série estampado na porta do veículo.

“É preciso ter cuidado também com a qualidade dos veículos utilizados para o transporte. Ao identificar vans com pneus carecas, janelas que não fecham, bancos rasgados, extintores de incêndios ausentes ou fora do prazo da validade, entrem em contato com o Procon-RJ, através do telefone 151 ou pelo e-mailouvidoria@procon.rj.gov.br”, disse Cidinha.

As empresas vistoriadas nas quais os agentes não identificaram irregularidades foram: Santa Rosa Transporte Escolar, da Praça da Bandeira; Teet Empreendimentos em Transportes e River Park Transportes Ltda, ambas do Rio Comprido. A operação prossegue em outros bairros da cidade.