Na manhã desta quarta-feira (18/09), equipes realizaram uma operação para a retirada do óleo dos tanques do navio Angra Star, que está encalhado na Baía de Guanabara há cerca de uma semana.
Segundo a Secretaria de Estado do Ambiente do Rio, a embarcação da empresa Frota Oceânica e Amazônica S/A foi cercada por barreiras de contenção, para impedir qualquer tipo de vazamento.
Ainda de acordo com o órgão, o navio não corre risco de afundar devido à baixa profundidade da área. O afundamento parcial foi em consequência do furto de peças, que mantém a estabilidade da embarcação. A Capitania dos Portos e a Polícia Militar estão no local, enquanto são planejados os procedimentos para o transbordo de todo o óleo combustível, lubrificantes e resíduos oleosos da embarcação.
Na manhã desta quarta, representantes da Capitania dos Portos, Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Transpetro e Companhia Docas do Rio de Janeiro, ser reuniram no Gabinete de Crise da Baía de Guanabara.
Publicado em 18 de setembro de 2013 às 12:14