O Ministério Público do Rio (MP-RJ) pediu a prisão preventiva de Leandro Nunes Botelho, conhecido como “Scooby”, chefe do tráfico de drogas do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte. Ele é acusado de ordenar um assassinato pelo fato de a vítima ser amiga de policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.
A denúncia partiu da 24ª Promotoria de Investigação Penal (PIP) da 1ª Central de Inquéritos. Scooby responde pelo crime de homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e impossibilidade de defesa da vítima).
Na ação, o promotor de Justiça, Rubem Vianna, destacou que a motivação do crime foi uma “vingança abjeta, vil, relacionada ao fato de a vítima vir mantendo relacionamento estreito com policiais militares integrantes da UPP instalada naquela comunidade, o que desagradou o denunciado, líder do tráfico de entorpecente na localidade”.
Por volta das 21h30 do dia 4 de setembro de 2012, Flávio Duarte de Melo foi surpreendido por vários disparos, no interior de seu estabelecimento comercial, sem chance de reação ou defesa. Três homens, até agora não identificados, participaram da emboscada.
A denúncia foi distribuída à 3ª Vara Criminal. A prisão preventiva foi pedida para garantia da ordem pública e para assegurar a realização da instrução criminal e a aplicação da lei penal.