A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (28/8), a Operação AWB para combater o tráfico internacional de drogas. Policiais federais cumprem quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão, nas cidades de São Paulo e Osasco.
Atualmente, a remessa de drogas por via postal tem se mostrado um dos principais modos de atuação de narcotraficantes internacionais. Somente nos últimos dois anos, a Polícia Federal em São Paulo/SP apreendeu cerca de 250 kg de cocaína ocultados pelos criminosos em meio a encomendas e cartas despachadas do Brasil para o exterior. Levantamento realizado aponta como principais destinos dessa droga países como Espanha, Reino Unido e Austrália.
Ao mesmo tempo, tem-se verificado um aumento significativo nas apreensões de encomendas enviadas da Europa e dos Estados Unidos para o Brasil, contendo grandes quantidades de drogas como skunk, haxixe, ecstasy e lsd.
O nome da operação faz alusão ao documento que deve ser preenchido pelos criminosos, quando da remessa das encomendas utilizadas para ocultar a droga.
Os investigados, na sua maioria de origem estrangeira, responderão pela prática do crime de tráfico de drogas transnacional, cujas penas variam de 5 a 25 anos de reclusão.
Com a ação policial desencadeada nesta data, a PF espera prender indivíduos responsáveis pelo envio de drogas por meio de remessas postais, garantindo a responsabilização penal dos envolvidos nessa modalidade criminosa.