Parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Niterói e Governo do Estado vai beneficiar portadores de doenças crônicas e portadores de deficiências no município de Niterói. O Vale Social permitirá a gratuidade nos transportes públicos. A partir de agora, com a adesão ao programa, o benefício será estendido aos serviços de concessão do Estado e unificado em um único cartão.
Segundo o Governo do Estado, cerca de 25 mil pessoas já desfrutavam do benefício nos ônibus municipais concedido pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói. Os usuários terão que passar por um recadastramento, que exige comprovação, através de laudo médico, da doença ou deficiência, e registro de dados biométricos.
Segundo a prefeitura municipal, a expectativa é que o número de beneficiários aumente na cidade, já que o Vale Social garante gratuidade nas barcas, no metrô, nos trens e nos ônibus intermunicipais. Cada usuário tem direito a 60 viagens mensais em cada modal.
A ficha de inscrição pode ser solicitada de 2 de setembro a 31 de dezembro, nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), postos do Vale Social, unidades de saúde, rede credenciada, além da prefeitura.