Noticias

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro fará atendimento telefônico 24 horas

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro passa a oferecer, de forma pioneira no país, atendimento telefônico 24 horas no Plantão Judiciário do Fórum Central do TJRJ.

Na cerimônia de inauguração da nova sala da Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) estiveram presentes O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o defensor público-geral do Estado do Rio, Nilson Bruno Filho; a segunda subdefensora pública-geral do Rio, Maria Luiza de Luna; a defensora pública Adriana Quinhões, coordenadora da CRC; a defensora pública-geral do Estado do Ceará, Andréa Coelho, entre outras autoridades.

O desembargador Manoel Alberto,ressaltou em seu discurso, a importância da parceria realizada entre o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública do Estado do Rio. “O exercício da cidadania é um trabalho conjunto do Poder Judiciário e da Defensoria Pública, e é através dessa parceria que conseguimos viabilizar o acesso da população à Justiça”, destacou o magistrado

A coordenadora da CRC Adriana Quinhões  declarou que ,o novo atendimento acontecerá das 18h às 9h e deve se concentrar em casos de emergência e urgência, principalmente os relacionados a internações nas redes privada e pública de saúde e prisões. E nos sábados, domingos e feriados o funcionamento será de 24 horas.

“A ampliação da central telefônica vai agilizar o atendimento e garantir mais conforto à população, além de otimizar o trabalho dos defensores plantonistas. Nossa intenção é consolidar o verdadeiro acesso à Justiça 24 horas.

A Central de Relacionamento com o Cidadão foi criada em 2007 e, desde outubro de 2011, o serviço 0800 foi substituído pelo número 129.  Além do serviço telefônico, será mantido o atendimento pelos defensores públicos no Fórum Central, durante o Plantão Judiciário.