O novo processo seletivo interno da Secretaria de Educação (Seeduc) será para as funções estratégicas gratificadas de coordenador pedagógico e orientador educacional. Professores interessados poderão preencher as fichas de inscrição no portal www.ceperj.rj.gov.br, da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro), a partir das 10h desta quarta-feira (14/08). Como nas outras seleções internas, esta também oferece oportunidades em vários municípios e constará de quatro etapas: prova objetiva de conhecimentos específicos, análise de currículo e experiência profissional, avaliação de perfil e curso de formação.
As três primeiras etapas estarão sob a responsabilidade da Fundação Ceperj e a quarta, da Seeduc. Para coordenador pedagógico, o número de aprovados na primeira etapa é de até 3.334 professores e na segunda, até 2.221, distribuído por várias regionais. Para orientador, serão 4.452 e 2.958, respectivamente. Na etapa final para os dois cargos, estarão habilitados os candidatos aprovados na segunda etapa e considerados aptos na avaliação de perfil. Os selecionados cumprirão jornada de 40 horas e receberão, mensalmente, a respectiva gratificação sem prejuízo da remuneração do cargo efetivo.
Os professores interessados devem se certificar de que preenchem todos os requisitos exigidos nos editais, antes de efetuarem suas inscrições, cujo prazo termina às 12h de 12 de setembro.
O candidato à função de coordenador pedagógico deverá atender, cumulativamente, vários requisitos exigidos, entre os quais, ter ensino superior completo em Pedagogia e ter, no mínimo, cinco anos em funções efetivas existentes em unidade escolar e/ou na Seeduc. O candidato também não deve estar respondendo nem ter sido apenado em inquérito administrativo anterior à data da inscrição para o cargo. Uma das muitas atribuições do coordenador é assessorar o diretor da escola em todas as ações pedagógicas.
Para atender aos requisitos exigidos em edital, o candidato a orientador educacional precisa ter ensino superior em Pedagogia; possuir habilitação em Orientação Educacional ou especialização na área de Orientação Educacional; ser servidor ativo da carreira do magistério da Seeduc, entre outros. Conforme disposto na Resolução SEEDUC nº 4.778, poderão atuar nessa função de orientador, os professores Docente I e II; e os professores assistentes de Administração Educacional I e II. Entre as várias atribuições está a de participar da articulação e organização de dados da comunidade escolar para suporte do projeto pedagógico.
Além das fichas, também entram no portal da organizadora, nesta quarta-feira, os editais e seus anexos, como cronograma; quadro com a distribuição de vagas e regionais; e conteúdo programático; declarações; e matriz de competências. O item de Informações Complementares (4.3 nos dois editais) explica que efetivada a inscrição para qualquer das duas funções, o candidato deverá obrigatoriamente imprimir, em duas vias, o comprovante de inscrição realizada, que será disponibilizado pelo sistema ao término do processo.
A cópia da ficha de inscrição constitui requisito para a segunda etapa – análise de currículo, de caráter classificatório. O candidato que não conseguir realizar a impressão deverá entrar em contato com a Fundação Ceperj pelo telefone (21) 2334 7125 para a adoção das providências necessárias.
A documentação comprobatória das informações prestadas deverá ser colocada em envelope, identificado com o formulário de inscrição, impresso e aposto na frente, e devidamente lacrado. O envelope deverá ser entregue no dia e horário de realização da prova objetiva de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada em 29 de setembro, das 14h às 17h. Para fazer o exame, os candidatos deverão imprimir o cartão de confirmação de inscrição (CCI), via internet, no portal da Ceperj, a partir de 24 de setembro. O CCI terá de ser apresentado por ocasião da prova objetiva.
A análise de currículo será feita com base nas informações preenchidas pelo candidato no ato da inscrição e terá caráter classificatório. Somente serão analisados os documentos comprobatórios de títulos e experiência profissional informados na inscrição dos candidatos classificados na primeira etapa – prova objetiva de conhecimentos específicos.
A avaliação de perfil (terceira etapa), de caráter eliminatório, consiste na aplicação de atividade em grupo e entrevista individual, da qual participarão todos os candidatos aprovados e classificados na etapa anterior até o quantitativo definido no anexo II dos editais de abertura. Serão avaliadas várias competências, como liderança, visão sistêmica, flexibilidade, trabalho em equipe e comunicação. Também serão observadas fluência verbal, proatividade e iniciativa, criatividade e inovação, entre outras características.
O curso de formação, a quarta etapa, estará sob a responsabilidade da Secretaria de Educação e será realizado com os candidatos considerados aptos na avaliação de perfil, em data a ser divulgada no portal da Seeduc – www.educacao.rj.gov.br. A capacitação será obrigatória para os candidatos aprovados e convocados.