Com o objetivo de proporcionar maior conforto aos candidatos a motorista, bem como aos examinadores de provas práticas de direção e instrutores de autoescolas, o Detran, a partir de setembro, vai dotar as suas áreas de exames de uma nova e moderna estrutura móvel, que será instalada diariamente nos 13 locais onde estarão sendo realizadas as provas, além das que acontecem no Fundão, onde já existe uma estrutura fixa.
A melhoria segue a orientação do presidente do Departamento, Fernando Avelino, para que haja um aperfeiçoamento permanente no atendimento aos clientes e na qualidade do ambiente de trabalho dos funcionários, o que foi reafirmado pelo próprio presidente, em recente reunião com a diretora de Habilitação, Janete Bloise, e a equipe de examinadores de provas práticas.
Cada área de exames será equipada com quatro tendas, 49 cadeiras, água gelada e quatro banheiros químicos. Tudo planejado como muito capricho e cuidado, como demonstra o detalhe da definição do número de cadeiras: 45 para os candidatos agendados para aquela hora; três para os integrantes da banca examinadora; e uma para o profissional responsável pela captura das impressões digitais.
Outra preocupação é o processo diário de montagem e desmontagem da estrutura nas 13 áreas. Para que não haja falhas, equipes ficarão responsáveis por chegar aos locais com uma hora de antecedência, para cuidar de toda a mobilização e montagem das estruturas. Ao final dos exames, as mesmas equipes se incumbirão de toda a desmobilização dos equipamentos e da limpeza da área, para que esta seja devolvida à comunidade em boas condições.
Além da estrutura móvel, os examinadores passarão a contar com novos uniformes. Os antigos jalecos serão trocados por coletes que evitam que o examinador sinta calor excessivo. Outra novidade na vestimenta está por conta da capa de chuva, que antes não fazia parte do uniforme.