Noticias

Bondes de Santa Tereza voltarão a funcionar

 

O projeto de renovação do  sistema de Santa Teresa começa a ganhar forma,seis meses após o acidente com bonde.O  projeto prever a criação de um Centro de Controle de Operações (CCO) na Estação Carioca, que vai servir para monitorar todos os 17 km de trajeto e antecipar aos passageiros sobre possíveis problemas nas linhas.E 14 novos bondinhos, que terão vigilância por satélite (GPS) para ajudar no rastreamento das conduções. Mudanças no trilhos vão por fim às trepidações e barulhos.

O diretor-presidente da Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística, Eduardo Macedo explicou. A expectativa é de que cada bonde custe, em média, R$ 3 milhões,o investimento total é de quase R$ 100 milhões.O edital de licitação para a compra está previsto para sair este mês. “Acredito que a gente consiga publicar em seguida o edital para a aquisição dos trilhos”.

A oficina dos bondes será recuperada e terá novo visual,a Estação Carioca vai passar por reforma e ampliação com mais ventilação.Os dormentes de trilhos, que são de madeira, serão substituídos por lajes de concreto que terá no meio material elástico   a exemplo do modelo do sistema de bondes de Lisboa, em Portugal.