Noticias

Novos horários de viagens para Paquetá aumentará 72% a mais do que o total praticado atualmente

 

A partir deste sábado, a concessionária CCR Barcas passa a operar, em caráter experimental, os novos horários da linha Paquetá. Serão 31 viagens por dia, 72% a mais do que o total praticado atualmente. A nova grade passará a oferecer 15 saídas no sentido Paquetá-Praça XV e 16 no sentido contrário. Antes, eram nove viagens em cada um dos dois trajetos.

Com os novos horários, os intervalos entre as partidas serão mais curtos. Na maioria das viagens, que serão realizadas com embarcações mais velozes e com ar-condicionado, o tempo de travessia será reduzido de 70 para 40 minutos. Nos dias úteis, seis viagens serão destinadas também ao transporte de cargas. Aos sábados, domingos e feriados, serão apenas duas.

– Por ser uma ilha, Paquetá depende exclusivamente do transporte aquaviário. O Governo do Estado já garantiu, através do Bilhete Único, a gratuidade no transporte aos moradores da região. Esta nova iniciativa é mais uma ação importante para ampliar a mobilidade dos ilhéus – disse o secretário de Transportes, Julio Lopes.

O Estado adquiriu nove novas embarcações para renovação da frota do transporte aquaviário. Destas, sete oferecem dois mil lugares, e duas, quinhentos lugares. As barcas vão dobrar a capacidade de transporte na linha Rio-Niterói para 24 mil lugares no horário de pico.

 

 

Três novos catamarãs em operação

Além disso, a CCR Barcas alugou três catamarãs, que já estão em operação. Em fevereiro de 2013, a barca Harpia começou a fazer o trajeto Cocotá-Praça XV. Um mês depois, foi a vez de o catamarã Falcão iniciar a operação na linha Charitas-Praça XV. O mesmo percurso ganhou reforço de oferta de lugares em julho deste ano, com o início das atividades do catamarã Fênix. A barca, para até 362 pessoas, passará por uma adaptação até o fim do ano para ter sua capacidade ampliada.