Uma grande arena está sendo montada na Praia do Forte para mais um evento trazido pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
É a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia Sub-21, que chega com o mesmo formato do circuito sub-19, que aconteceu em maio, no mesmo local. O evento começa no dia 02/08 (sexta-feira) e vai até o dia 04/08 (domingo), com entrada aberta ao público, a partir das 8 horas da manhã.
Será um Campeonato Brasileiro de Seleções, no qual cada uma das 27 federações indicará, tanto no masculino quanto no feminino, uma delegação (uma dupla e um técnico, além de um árbitro) para representar o seu estado. Para completar as 32 parcerias em cada naipe na disputa, a Unidade de Competições Praia da Confederação Brasileira de Voleibol concederá cinco wild cards (convites).
Desta forma, cria-se uma maior proximidade das federações com a competição, já que elas é que passam a ser as ranqueadas, e não as duplas. Ou seja: os pontos são acumulados para o estado, com o campeão geral sendo aquela determinada federação. O objetivo principal é mapear essa nova geração que surge nas areias, num trabalho maciço de renovação. E, a partir daí, analisar quais são os polos que precisam receber um incentivo maior para se desenvolver e serem trabalhados de forma mais direcionada.
Com o apoio do Ministério dos Esportes, o Circuito Banco do Brasil Sub-21 deste ano terminará em seis etapas. A primeira delas aconteceu em João Pessoa/PB e a segunda em Fortaleza/CE. Após a etapa de Cabo Frio, o circuito continua em Brasília/DF, Campinas/SP e Curitiba/PR, respectivamente no final de agosto, em setembro e outubro.