Foi decidido pelo Ministério da Educação (MEC) que em 2012 será feita apenas uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Nos dias 3 e 4 de novembro as provas serão aplicadas. Foi anunciado em 2011 pelo Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep) que a partir deste ano haveria duas edições da prova – a primeira em abril e a segunda provavelmente em outubro.
A empresa que faz a gestão de risco do Enem fez um levantamento a pedido do Ministério da Educação (MEC) e depois de consultar todas as entidades envolvidas na organização da prova: o consórcio Cespe-Cesgranrio, os Correios e a gráfica responsável pela impressão dos materiais concluiu que duas edições em 2012 sobrecarregariam a estrutura logística do exame.. Diante disso, o governo decidiu abortar os planos de aplicar uma prova por semestre em 2012.
Desde que o MEC deu início ao projeto de substituir o Enem pelos vestibulares tradicionais das instituições públicas, em 2009, a intenção era que o exame fosse aplicado uma vez por semestre para dar mais chances aos estudantes.