Noticias

A proposta para reajuste dos aposentados do INSS sera votada no dia 20 de dezembro

Ficou defenido  para a próxima semana a votação para  o reajuste aos aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salario mínimo (R$ 545). Ontem, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, pediu,um voto de confiança em nome do governo aos segurados para que aguardem uma proposta oficial de reajuste até a terça-feira, dia 20.

A Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap) está convocando os  segurados do INSS para que compareçam em peso à Câmara dos Deputados nas próximas segunda e terça-feira.As votações da  emenda ao Orçamento de 2012, dos deputados Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Pereira da Silva (PDT- SP).estão previstas para essas datas.

A emenda propõe,que os benefícios dos aposentados que recebem acima do piso previdenciário tenham um reajuste de 12% — 80% do Produto Interno Bruto, mais 100% da inflação acumulada nos últimos 12 meses,prevista para ficar em 6,3%.

Antônio Graff, diretor da Cobap,declarou.
“Eles não vão conseguir cansar a gente. Este reajuste já virou uma novela. Demos a trégua pedida pelo ministro mas, paralelamente, estamos nos mobilizando para garantir o aumento em Plenário, junto com os deputados”
Os segurados do INSS já podem conferir quando receberão seus benefícios em 2012.  divulga o calendário com as datas previstas para pagamento. Segundo a Previdência, o padrão dos outros anos foi mantido. Bancos receberão as datas na próxima semana

O pagamento da contribuição previdenciária, referente ao mês de novembro, dos segurados individuais, facultativos e empregadores domésticos vence hoje. Já a contribuição paga pelo empregador doméstico, referente ao 13º salário — competência 13 — vence na próxima terça-feira, dia 20 de dezembro.As contribuições  que não forem pagas   até a data do vencimento terão de recolher a contribuição com multa diária de 0,33%. A taxa Selic servira de base para os juros.