Noticias

Câmara faz sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da África

Com a presença de vários representantes de países africanos, a Câmara dos Deputados promoveu hoje (27) sessão solene em homenagem ao Dia Mundial da África, comemorado em 25 de maio. A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, destacou a importância da reaproximação do Brasil com os países do continente africano.

Ela lembrou a intenção do governo brasileiro de perdoar a dívida de países africanos e a troca de experiências por meio de projetos de cooperação que têm sido firmados pelo Brasil com países da África.

Em seu discurso, Luiza Bairros também destacou o início dos trabalhos para a elaboração do nono volume da Coleção História Geral da África (HGA) da Unesco. “Esse nono volume reforça a ligação da África com o Brasil e com vários países que tem a presença negra”.

O deputado Amauri Teixeira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da sessão solene, disse que o Brasil relegou por muito tempo as relações com os países africanos, mas que nos último anos tem promovido a reintegração dos laços “com esse continente que tanto contribuiu para o nosso desenvolvimento”.

Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), frisou que “a construção de um mundo mais equilibrado passa pela África”. 

 Continente celebra Dia Mundial da África

Nesta segunda-feira, 24, foi  celebrado o Dia Mundial da África. A data foi escolhida pela fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 25 de maio de 1963, em Adis-Abeba, na Etiópia.

Em 2002, a Unidade Africana foi substituída pela União Africana, que ajuda na promoção da democracia, dos direitos humanos e do desenvolvimento na África.
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse, hoje que, depois dos resultados obtidos nos últimos anos em termos de desenvolvimento econômico e estabilidade, o impacto da crise financeira mundial afetou vários países do continente africano.

“É nosso dever proteger a população mais pobre e vulnerável do continente. A comunidade internacional deve cumprir os compromissos assumidos em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, ressaltou Ban Ki-moon.

Além disso, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) iniciou, a partir de  segunda-feira (24) em sua sede, em Paris, uma semana dedicada ao continente africano.

O evento intitulado “As dinâmicas culturais e esportivas na África” quer realçar a riqueza do continente nessas duas áreas. Várias personalidades do continente e da diáspora participarão da “Semana da África”, que se concluirá na próxima sexta-feira, 29.