Noticias

Agenda do Papa Francisco no Brasil é divulgada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro

 

115e3cd882ab67149eb51cf3c236a35a_XL

O arcebispo da Arquidiocese do Rio e presidente do Comitê Organizador Local (COL), Dom Orani João Tempesta, fará o anúncio da programação oficial da visita do Santo Padre ao país durante o evento, acompanhado dos bispos auxiliares e do secretário executivo do COL, monsenhor Joel Portella.

O Papa chegará ao Brasil no dia 22 de julho. De acordo com informações da assessoria do JMJ, a acolhida oficial será feita, a partir das 16h, no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, zona norte do Rio. Em seguida, haverá uma cerimônia de boas vindas no jardim do Palácio Guanabara, onde o Santo Padre dará o seu primeiro discurso.

A residência do Sumaré será o local que receberá o Sumo Pontífice durante sua estada no Brasil. É um lugar reservado, pacato e longe dos grandes movimentos da cidade. O imóvel já abrigou o Papa João Paulo II, em suas vindas ao Brasil, em 1980 e 1997.

Segundo a organização da JMJ, a casa está passando por reformas para possivelmente receber o Papa argentino. Além do Papa Francisco, a residência receberá também toda comitiva papal. Com a simplicidade que o mundo já conhece, o Santo Padre vai presidir missas diárias privativas na residência.

Visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida

O Santo Padre visitará no dia 24 de julho, o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, maior santuário mariano do mundo. A visita foi um pedido pessoal do Papa Francisco, já que possui uma devoção pública por Maria, mãe de Jesus. Ao lado do cardeal Dom Raymundo Damasceno, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Aparecida, o Sumo Pontífice celebrará uma Missa.

Inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental

O Papa Francisco vai participar da inauguração do Pólo de Atenção Integrada da Saúde Mental (PAI), voltado para a recuperação e dependência química, um dos legados sociais da JMJ Rio2013. No Hospital São Francisco da Tijuca (antigo Ordem Terceira da Penitência/VOT) haverá um discurso do Papa.

Papa visita comunidade da zona norte após encontro com prefeito

No dia 25 de julho, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, entregará as chaves da cidade ao Sumo Pontífice, traduzindo o respeito pelo Santo Padre e a autoridade que representa. Além disso, também está previsto um rápido encontro com representantes do mundo esportivo, com a bênção das bandeiras Olímpicas.

O Papa Francisco vai visitar também uma comunidade da zona norte. A escolhida foi a de Varginha, dentro do Complexo de Manguinhos, que foi recentemente pacificada. Depois de 33 anos, um Papa volta a visitar uma comunidade carente. O Santo Padre falará aos moradores e dará sua bênção. Em 1980, João Paulo II passou pelo Vidigal, na zona sul.

Às 18h, ele vai participar da festa dos jovens na orla de Copacabana, um dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Haverá a primeira saudação do Papa Francisco aos peregrinos da Jornada, e um discurso.

O Papa vai passar pelo Campus Fidei, em Guaratiba, onde será sediada a vigília e missa papal. Também passará pela Quinta da Boa Vista, na zona norte, onde vai acontecer a Feira Vocacional da JMJ, e o Theatro municipal, no Centro.