![linha4]](http://www.rjnoticias.com/wp-content/uploads/linha4.jpg)
Segundo a Subsecretaria de Comunicação Social do Estado do Rio, um trecho da Avenida Borges de Medeiros, na altura da Avenida Ataulfo de Paiva, será interditado temporariamente a partir do dia 11/05 para viabilizar a construção da Estação Jardim de Alah, da Linha 4 do Metrô. As intervenções no trânsito da Zona Sul foram anunciadas na manhã desta sexta-feira pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Rio, em coletiva realizada no Palácio Guanabara.
Os desvios de tráfego foram definidos pela Coordenadoria de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), que coordenará as mudanças. Além da distribuição de folhetos informativos, 15 painéis de mensagens móveis e 45 guardas municipais e controladores de tráfego vão orientar os motoristas. Três motocicletas, dois veículos operacionais e um reboque também darão suporte na região.

Confira as alterações:
Para minimizar o impacto aos motoristas que trafegam na região, o Consórcio Linha 4 Sul construiu uma ponte provisória sobre o Canal Jardim de Alah para fazer a ligação entre Leblon e Ipanema. A estrutura metálica, com capacidade para três mil veículos por hora, vai substituir a ponte existente da Avenida Ataulfo de Paiva.
Outra opção para ir do Leblon a Ipanema será dobrar à esquerda na Avenida Epitácio Pessoa para acessar a praia ou a Rua Visconde de Pirajá. Também será possível dobrar à direita na Avenida General San Martín para acessar a Avenida Borges de Medeiros ou seguir para o Leblon.
A pista interna do Jardim de Alah, na Avenida Borges de Medeiros entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e Avenida Ataulfo de Paiva, será bloqueada
A Avenida Borges de Medeiros terá a mão invertida entre a Rua Professor Antônio Maria Teixeira e a Lagoa. Com isso, vai operar do sentido praia para a Lagoa. Não haverá mudanças no trecho próximo à Avenida Delfim Moreira.
A mão também será invertida na Avenida Epitácio Pessoa, entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e a praia. Os veículos vindos da Barra da Tijuca e do Túnel Rebouças passarão a acessar o Jardim de Alah pela Avenida Epitácio Pessoa, e não mais pela Borges de Medeiros.
Como não será possível acessar a Avenida Epitácio Pessoa pela praia, a Avenida Henrique Dumont terá a mão invertida e passará a ter fluxo direto da Avenida Vieira Souto à Lagoa.
Para melhorar a fluidez do tráfego na região, será proibido estacionar em alguns trechos das ruas Aníbal de Mendonça e Garcia D’Avila, entre 6h e 21h.
– Acessa-se o bairro de Ipanema e Leblon pela Avenida Epitácio Pessoa, que passa a ter mão invertida. A saída em direção à Lagoa será pela Avenida Henrique Dumont, também com mão invertida. São mudanças relativamente simples. No início, consideramos um prazo de uma semana para adaptação dos motoristas. A expectativa é que essa intervenção não cause impactos ou reflexos na Lagoa e na praia – afirmou Joaquim Diniz, diretor de Operação da CET-Rio.
Mudanças nos itinerários de ônibus
Com as interdições temporárias, 18 linhas de ônibus terão seus itinerários modificados, e os pontos terminais das linhas 123, 154 e 155 serão transferidos para a Avenida Borges de Medeiros.
No sentido praia, na Avenida Epitácio Pessoa, um ponto de ônibus será criado entre as ruas Barão de Jaguaripe e Nascimento Silva. Ele servirá para as linhas 110, 111, 123, 128, 154, 155, 157, 413, 415, 426, 433, 434, 436, 443, 461, 474 e 2015.
No sentido Lagoa, haverá um ponto de parada na Avenida Henrique Dumont, entre as ruas Barão da Torre e Redentor. Usuários das linhas 157 e 436 poderão utilizá-lo.
A linha 157 também passará no ponto da Avenida Henrique Dumont, entre a Avenida Vieira Souto e a Rua Prudente de Moraes.
O ônibus 436 também vai passar no ponto da Avenida Henrique Dumont, entre as ruas Prudente de Moraes e Visconde de Pirajá.
Intervenções até 2014
A previsão é de que os pontos interditados sejam liberados em meados de 2014. No Leblon, as alterações para viabilizar as obras da Linha 4 do Metrô (Ipanema – Barra da Tijuca) começaram em novembro de 2012, com fechamento de dois trechos da Avenida Ataulfo de Paiva, entre a Rua General Venâncio Flores e a Avenida Bartolomeu Mitre e entre as avenidas Afrânio de Melo Franco e Borges de Medeiros.
A partir de 2016, a Linha 4 vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia, retirando cerca de dois mil veículos das ruas por hora/pico. Serão seis estações: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico em aproximadamente 16 quilômetros de extensão. Quinze composições de trem serão adquiridas para operar no trecho.