Noticias

Bancários entraram em greve nacional

Os bancários entraram  em  greve nacional, a partir  desta terça-feira (27)por tempo indeterminado, com o objetivo de retorna as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e apresentar uma proposta que atenda às reivindicações da categoria. A paralisação atingirá bancos públicos e privados.

 

 

A decisão da paralização foi tomada em assembleias realizadas na noite desta segunda-feira (26 )por quase todos os   Sindicatos dos   Bancários do Brasil , conforme levantamento feito pela  Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que coordena o Comando Nacional dos Bancários.

A  categoria recusou a proposta de 8% de reajuste, feita pela Fenaban, durante   negociações, na última sexta-feira, dia 23, em São Paulo. “Isso significa apenas 0,56% de aumento real, continuando distante da reivindicação de 12,8% de reajuste (5% de ganho real mais a inflação do período)”, afirma o presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional, Carlos Cordeiro.

“Esperamos que a força da greve faça com que os bancos apresentem uma proposta que garanta emprego decente aos bancários. Com lucros acima de R$ 27,4 bilhões obtidos somente no primeiro semestre deste ano, os bancos possuem todas as condições de atender as reivindicações da categoria, de modo a valorizar o trabalhador, distribuir renda, reduzir desigualdades e contribuir para o desenvolvimento do país”, disse Cordeiro.