
O Governo do Estado, através da Cedae, inaugura na próxima quinta-feira (11/4), às 10h30, na Praça Edgard Baxbaum, na Rua Padre Belizário s/n°, em Campo Grande, duas importantes obras que vão ampliar em 84 milhões de litros por dia a oferta de água para moradores de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio: a construção do tronco de abastecimento Santíssimo-Guaratiba e do tronco e elevatória Victor Konder, que inclui a reforma do reservatório de mesmo nome.
Com investimentos de R$ 25 milhões do Estado e do governo federal, através da Caixa Econômica Federal, os dois projetos vão garantir o fornecimento de água para mais de 100 sub-bairros da região – que vem passando nos últimos anos por processo constante de crescimento populacional e urbanização – e já contemplam seu crescimento futuro.
O novo tronco Santíssimo-Guaratiba tem capacidade de transportar até 52 milhões de litros/dia, o suficiente para atender até 200 mil habitantes. O sistema conta com 12 km de novas tubulações, dos quais 6 km com diâmetro de 600 milímetros e o restante com diâmetro de 300 milímetros. O tronco tem origem na Rua Uirapuru, na Nova Elevatória do Lameirão, e é interligado a outro tronco, na Estrada do Mato Alto – Largo do Correa.
Ao longo do traçado da nova tubulação foram realizadas cinco novas interligações com sistemas de abastecimento já existentes, que atendem a Estrada do Pré, Estrada do Cabuçu e Estrada da Cachamorra. As ligações permitirão a melhoria significativa no abastecimento dos moradores atuais destas vias e também asseguram a possibilidade de novas ligações, acompanhando o crescimento que vem ocorrendo em todas as regiões circunvizinhas.
Já a segunda obra consistiu no assentamento de tronco com 2.000 metros de tubulações de 600 milímetros que transportará água até a elevatória construída junto ao Reservatório Victor Konder, permitindo a distribuição de 32 milhões de litros/dia, o suficiente para abastecer 130 mil pessoas. Além disso, também foi realizada a revitalização do reservatório Victor Konder, que teve sua estrutura reformada e ganhou iluminação artística. A construção histórica foi concluída em 1928 e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e tem capacidade de armazenamento de 16 milhões de litros de água. O trabalho contou com mão de obra de funcionários da Cedae e de apenados.
Este novo sistema vai garantir a melhoria da qualidade do abastecimento da Estrada do Monteiro, Estrada do Magarça e da Avenida Cesário de Melo, na área central de Campo Grande.
Fonte: Subsecretaria de Comunicação Social do Governo do Estado