O policial Marcos José Oliveira de Amorim, 33 anos, do 41ªBPM (Irajá), foi ferido na localidade de Furquim Mendes, no Jardim América. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, mas não resistiu. O agente estava na corporação desde 2012.
Ainda segundo a PM,
O policial Marcos José Oliveira de Amorim morreu na megaoperação da Polícia Militar em comunidades do Complexo do Israel, na Zona Norte,que provocou o fechamento da Avenida Brasil nos dois sentidos e afetou a circulação de trens, ônibus e articulados do BRT na manhã desta sexta-feira (31). Segundo moradores, houve um intenso tiroteio na região desde a madrugada. Na ação, o tenente da PM morreu baleado. Nove criminosos foram presos. Com eles, os agentes apreenderam três fuzis, uma pistola, três granadas e grande quantidade de drogas.
Todas as apreensões foram encaminhadas à 38ª DP (Brás de Pina). No local, os agentes encontraram um ponto de vendas e drogas decorado com enfeites de Natal e a Estrela de Davi. A região é comandada por Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão. Durante a fuga, criminosos deixaram botas militares e demais objetos.
Participam da ação mais de 400 PMs e 10 veículos blindados, que visam coibir a expansão territorial da facção criminosa, além de reprimir os confrontos entre grupos rivais. Além disso, o Núcleo de Apoio às Operações Especiais (Noe) também trabalha na remoção de barricadas.
Durante a madrugada, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) realizaram o fechamento preventivo da Avenida Brasil, nos acessos à Cidade Alta, para garantir a segurança dos motoristas que passavam pela via expressa, no momento da entrada das equipes. A interdição ocorreu por volta das 4h30.
Na ocasião, pessoas desceram dos veículos e sentaram no chão para se proteger dos disparos. Logo depois, às 6h30, a via voltou a ter uma faixa da pista lateral interditada pela PM, mas já foi liberada. Apesar disso, o policiamento segue reforçado no trecho.
De acordo com a Polícia Militar, a operação tem o objetivo de combater as atividades criminosas promovidas pela quadrilha que atua no conjunto de comunidades do Complexo de Israel, dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP). Há atuação dos agentes também nas favelas do Dique, Ficap e Furquim Mendes.
Participam das ações equipes do Comando de Operações Especiais (Coe) – através do Bope, do 1° Comando de Policiamento de Área (1° CPA), Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Grupamento Aeromóvel (GAM), das Rondas Especiais e Controle de Multidões (Recom) e do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM). O Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (Gesar) também atua preventivamente com o emprego de uma ambulância blindada.
Além disso, agentes do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (Bpve) e do 16° BPM (Olaria) atuaram no entorno das comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta e Guaporé para garantir a segurança de motoristas que passam pela região.