O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, causou controvérsia ao expressar preocupações sobre o impacto das doações vindas de outras regiões do país sobre o comércio do Rio Grande do Sul durante uma entrevista à BandNews nesta terça-feira (14).
Eduardo Leite (PSDB) foi alvo de críticas nas redes sociais pelo comentário
Eduardo Leite afirmou que, embora as doações para os desabrigados sejam bem-vindas e recebidas de forma positiva, há uma preocupação legítima sobre os efeitos delas no comércio local. Ele argumentou que a chegada de um volume considerável de doações físicas ao estado pode prejudicar o reerguimento do comércio local, que já está impactado pelas recentes enchentes e desastres naturais.
“Quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao estado, há um receio, pelo que nós já observamos em outras situações, em outras circunstâncias, sobre o impacto que isso terá sobre o comércio local”, disse Leite. “O reerguimento desse comércio fica dificultado na medida em que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país”.
Logo em seguida, o governador diz que não quer ser interpretado como alguém que está “desprezando” as doações, mas volta a falar de sua “preocupação”.
“Há caminhos que a tecnologia proporciona para que a gente encontre a disposição das pessoas que querem doar, ajudar, com a necessidade local dos pequenos comerciantes de tentarem se reerguer”, disse. A entrevista foi repostada várias vezes na rede X em meio a críticas duras.
Além de ser criticado pela entrevista à BandNews, Eduardo Leite também tem sido muito questionado por ter pedido doações via Pix, que serão administradas por uma entidade privada, em vez de manter sob gestão governamental.