A família de Major Olimpio (PSL) anunciou que o senador teve morte cerebral nesta quinta-feira, 18. Major Olímpio tinha 58 anos e foi intubado pela primeira vez no dia 6 de março, no hospital São Camilo, em São Paulo, por causa da Covid-19.
“Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmação do óbito e está verificando quais órgãos serão doados”, disse o comunicado em suas redes sociais.
“Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil”, completou. Antes de ser intubado, Omímpio chegou a participar de uma sessão do Senado diretamente de um leito hospitalar.
Outros dois senadores já morreram por complicações em decorrência da Covid-19: Arolde de Oliveira (PSD), aos 83 anos, em outubro de 2020, e José Maranhão (MDB), aos 87, no início de fevereiro.
Major Olimpio chegou a apresentar melhora na terça-feira da semana passada e foi extubado. Mas piorou no dia seguinte e voltou à intubação. Segundo funcionários do gabinete do senador, a situação dele hoje de manhã era “gravíssima”. As fontes relatam que os médicos já haviam comunicado à família que o senador sobreviveria “só por um milagre”. O assessor de imprensa do senador, Diego Freire, também está internado na UTI de um hospital em São Paulo com comprometimento grave dos pulmões, mas apresentando melhora. O funcionário se contaminou junto com Olimpio durante uma romaria de prefeitos que protestaram por recursos para emendas