Dicas

Prefeito do Rio de Janeiro autoriza volta de cinemas e teatros

A prefeitura do Rio anunciou, nesta sexta-feira (11), uma adaptação às regras da 6ª fase do processo de retomada de atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.

Cinemas e teatros estão autorizados a reabrir já a partir de segunda-feira (14), com 50% da capacidade, seguindo as medidas de higienização entre as sessões;
bares e restaurantes podem ficar abertos até 1h, mas fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas em ambiente externo depois das 22h. Ambulantes também estão proibidos de vender bebidas nesses locais;
lojas de rua estão livres para abrir em qualquer horário;
aos sábados, domingos e feriados, fica proibido estacionar veículos particulares na orla, do Leme ao Pontal (exceto moradores).

Segundo o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), a cidade está em um momento de estabilidade no número de casos e óbitos. Ele disse que o objetivo agora é não retroceder nesses indicadores.

O prefeito falou que estuda autorizar público nos estádios de futebol . Segundo ele, essa pode ser pode ser uma forma de esvaziar praias, que registram aglomerações apesar da proibição de permanência na areia.

Crivella citou o Maracanã como exemplo. O prefeito acredita que no início do mês de outubro essa medida já poderá ser adotada.

Ele disse que a prefeitura já está conversando com os administradores do Maracanã para que a retomada seja viabilizada.

“Estamos pensando logo em voltar com o público nos estádios. Quem sabe com 10 mil torcedores e as regras de distanciamento. Estamos avaliando”.

Crivella diz acreditar que o principal problema nesse momento é a grande presença de pessoas nas praias e nos bares já que, segundo ele, nesses locais os cariocas não utilizam a máscara de proteção e por isso o risco de proliferação da Covid-19 é maior.