Um incêndio provocou um grande susto nos funcionários da Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e nas pessoas que passavam nas imediações, na tarde desta segunda-feira (15). O fogo começou no início da tarde e acionou o esquema de combate a incêndio da companhia.
Funcionários da própria empresa, especializados no combate a chamas, atuaram rapidamente para apagar as labaredas, antes que elas se espalhassem para outros setores da refinaria. Em nota, a companhia disse que o incêndio não deixou vítmas.
De acordo com a Petrobrás, não houve vítimas no incidente. A estatal explicou que as chamas atingiram uma das unidades de destilação da refinaria após um vazamento em um equipamento que bombeia óleo combustível.
Ainda segundo a Petrobrás, as demais unidades da refinaria seguem operando normalmente. A empresa ainda acrescentou que o fogo foi controlado rapidamente, e extinguido por completo logo em seguida. A unidade de destilação foi parada e agora as equipes técnicas estão monitorando a área e apurando as causas da ocorrência.
A Refinaria Duque de Caxias (Reduc) é uma das maiores em capacidade instalada de refino no país. A unidade é responsável por 80% da produção de lubrificantes e também responde pelo maior processamento de gás natural do Brasil, A planta possui ainda o maior portfólio de produtos da Petrobrás – no total, são 55 produtos processados em 43 unidades.
A unidade atingida foi parada de forma segura, seguindo os procedimentos operacionais. As equipes técnicas monitoram a área e as causas da ocorrência serão analisadas.”