Destaques

Marcelo Crivella pede ao governo federal a devolução de 100 respiradores mecânicos

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, solicitou ao governo federal a devolução de 100 respiradores mecânicos cedidos ao Ministério da Saúde, no início da pandemia de Covid-19. O anúncio do pedido aconteceu ontem, durante a apresentação dos primeiros equipamentos médicos vindos da China, que serão destinados ao hospital de campanha no Riocentro.

“Esses equipamentos foram arrestados. Optamos por não recorrer à Justiça, porque na época não precisávamos. Seria bom que uma parte voltasse agora ao Rio de Janeiro”, disso o prefeito.

A prefeitura comprou mais de 18 mil equipamentos, no valor de R$ 370 milhões. Já chegaram ao Brasil um tomógrafo, que vai ampliar a precisão do diagnóstico do vírus; duas autoclaves e duas termodesinfectadoras para esterilizar instrumentos médicos e materiais hospitalares.

Outros dez tomógrafos chegarão entre os dias 22 e 27 deste mês. A prefeitura ainda irá buscar, na China, com ajuda dos aviões da FAB, 806 respiradores, 3 milhões de máscaras e óculos, além de 400 carrinhos de anestesia, que podem ser usados como respiradores, raios-X digitais, aparelhos de ultrassonografia e eletrocardiograma. Os voos ocorrerão nos dias 27 de abril e maio.

Crivella explicou que o material será pago em 5 anos e aproveitou para reforçar a necessidade do isolamento social.