Menos de uma semana após os últimos cortes, a Petrobras voltou a reduzir, nesta terça (21) os preços da gasolina e do diesel no país. Será o 11º corte na gasolina e o 10º no diesel, em resposta à queda das cotações internacionais em meio à pandemia do novo coronavírus.
Segundo a estatal, o preço da gasolina cairá, em média, 8%, passando a custar em suas refinarias R$ 0,91 por litro. Desde o início do ano, a queda acumulada é de 55%. Já o preço do diesel será reduzido em 4%, em média, passando a custar 1,46 por litro. A redução acumulada em 2020 é de 38%.
Considerando valores corrigidos pela inflação, os preços dos dois combustíveis nas refinarias da Petrobras estão nos menores patamares ao menos desde 2005, início de série histórica compilada pelo CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura).
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, lamentou que o preço da gasolina não tenham diminuído nas bombas dos postos de gasolina mesmo com uma queda de 52,3% no preço do combustível na refinaria.
Ele citou o preço de gasolina de quase R$ 5 nos postos de combustíveis, uma grande diferença em relação ao valor nas refinarias.
“Hoje, o litro da gasolina na refinaria da Petrobras está em 91 centavos. Lamentavelmente, não vejo essa queda chegar nas bombas. No fim de semana, eu vi gasolina comum a 4,99. É uma distância muito grande. Significa que houve alguma queda nos postos, mas mínima em relação ao preço da refinaria”, disse Roberto Castello Branco .