Quase um mês após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no estado do Rio de Janeiro, o município de Duque de Caxias vai passar a adotar medidas restritivas para conter a proliferação do coronavírus. Nesta sexta-feira (3), foi confirmada a primeira morte pela doença no município da Baixada Fluminese.
A vítima foi uma mulher de 53 anos. Com a morte, subiu para 42 o número de óbitos em todo o RJ, com 65 casos investigados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Apesar das declarações de moradores de que o comércio funcionava normalmente antes da confirmação do primeiro óbito no município, o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, afirma que 70% do comércio havia sido fechado antes do decreto do governador Wilson Witzel.
‘O comércio estava fechado antes. A única coisa que extrapolou um pouco, que fugiu do controle porque nós temos muitas comunidades… botecos, botequins ali, a birosca. Que, mesmo se eu tivesse feito o decreto, muitos teriam desrespeitado’, disse o prefeito.
A partir desta sexta-feira (3), a Prefeitura de Duque de Caxias determina que a população fique em casa, e a suspensão por 15 dias de serviços como:
A medida, no entanto, não se aplica a supermercados, farmácias e serviços de saúde, como hospitais, clínicas, laboratórios e estabelecimentos similares.