Com praticamente todas as 495 unidades de atendimento no Estado do Rio fechadas, o Detran-RJ deu início ao regime especial por conta da pandemia do covid-19. Durante o período de quarentena para evitar o avanço do novo coronavírus, apenas alguns postos estão em funcionamento para receber casos de urgência, das 10h às 16h de segunda-feira a sexta-feira.
O plano de contingenciamento, segundo o Detran para evitar o contágio de funcionários e a população, definiu os serviços emergenciais que serão prestados. Segundo a autarquia, o cidadão só será atendido se comprovar urgência, podendo ser a passagem comprovando viagem ou o boletim de ocorrência para casos de perda ou furto, por exemplo. Os agendamentos previamente marcados foram suspensos.
Registro de veículos
– Primeira licença (mais conhecido como primeiro emplacamento): é agendado somente pelo site do Detran (www.detran.rj.gov.br). São 500 vagas por dia.
– Segunda via do Certificado de Registro do Veículo (CRV): não precisa de agendamento. São 240 vagas por dia. Foi montado um plantão especial em postos espalhados pelo Estado, que estão funcionando alternadamente de acordo com o dia da semana (veja tabela).
Postos para segunda via de Habilitação: Sede (Avenida Presidente Vargas, 817, Centro do Rio de Janeiro), Campos e Volta Redonda.