Destaques

Arquidioceses do Rio e Niterói dispensam fiéis de missas

Arquidioceses do Rio e Niterói dispensam fiéis de missas como precaução ao novo coronavírus
As celebrações, no entanto, não vão deixar de ser realizadas. Os decretos suspendem a obrigatoriedade da presença dos religiosos e pedem que acompanhem os eventos pela TV e rádio.

As arquidioceses do Rio e de Niterói decretaram que todos os fiéis estão dispensados de participar das missas dominicais e demais celebrações nas igrejas por tempo indeterminado devido à pandemia do novo coronavírus.

A decisão não suspende a realização das missas, mas recomenda aos religiosos que evitem as igrejas e acompanhem as celebrações pela televisão, rádio e outras formas e transmissão.

Segundo o arcebispo metropolitano de Niterói, José Francisco Rezende Dias, os sacerdotes vão celebrar as missas diariamente, mas sem a assistência do povo. As igrejas, no entanto, vão permanecer abertas nos horários de costume para orações pessoais.

No Rio, o cardeal arcebispo Dom Orani Tempesta decreta a não obrigatoriedade da presença nas missas, mas pede aqueles que ainda continuarem a frequentar as igrejas que mantenham ‘uma distância prudente uns dos outros, segundo orientações das autoridades sanitárias, como prevenção contra contágio’.