Dezenas de pessoas morreram entre segunda (13) e terça-feira (14) devido a avalanches e nevascas na Índia e no Paquistão. Somente na região da Caxemira, disputada entre os dois países, houve ao menos 67 mortos e um número não divulgado de desaparecidos.
Além disso, uma nevasca forte deixou ao menos 17 mortos no estado paquistanês do Baluchistão. Inúmeras casas ficaram destruídas.
No vale do Neelum, nevascas e chuvas fortes provocaram avalanches e deslizamentos de terra. Segundo autoridades paquistanesas, muitos dos moradores da região estão desabrigados.
O órgão de gerenciamento de desastres declarou emergência em sete distritos paquistaneses e procurou a ajuda do Exército para operações de resgate. .
A área é uma das fronteiras mais tensas do mundo em termos militares, onde os exércitos vizinhos se enfrentam há décadas em disputa pelo território da Caxemira, dividida entre as duas nações desde sua independência, em 1947.
No Afeganistão tempestades de neve deixaram ao menos 39 mortos nas duas últimas semanas, segundo a Autoridade Nacional de Gerenciamento de Desastres afegã em Cabul.
As principais rodovias que ligam o Paquistão e o Afeganistão foram bloqueadas devido à neve pesada, forçando as autoridades a suspender o transporte de bens essenciais para o Afeganistão.