As dores de cabeça fortes e enxaquecas resultam do aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Resultando: inflamação e dor.Por isso é bom saber, que é possível prevenir as crises de enxaquecas através de alguns ajustes na alimentação
A comida tem muito a ver o processo de inflamação do organismo. Alimentos como carnes processadas e salsichas, hambúrgueres e presunto, contêm nitratos e nitritos, substâncias por trás da dilatação. Ou seja, para os indivíduos mais suscetíveis, tal é suficiente para desencadear a dor.
Já alimentos ricos em substâncias anti-inflamatórias podem ajudar a aliviar o incómodo. É o caso dos peixes gordos, ricos em ômega-3, como a sardinha, o atum, truta e salmão.
O que deve incluir na alimentação
Gorduras boas
Os do azeite, da sardinha, do salmão e das anchovas agem no controle da dor.
Triptofano
Ajuda a libertar serotonina, que promove bem-estar. Invista em alimentos como banana, chá de erva-cidreira, maracujá, pão, arroz integral, feijão, granola e cereais integrais.
Anti-histamínicos
Inibem a produção da histamina e da prostaglandina, responsáveis por inflamações e dores. Estão nos orégano, no cravo, na canela e no gengibre.
A melancia é uma fruta rica em líquidos. A água é sempre uma aliada no combate à dor de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação .
Além disso, a melancia contém magnésio, nutriente importante para pessoas com dores de cabeça e deficiência deste mineral.
Os ovos são alimentos ricos em vitaminas do complexo B, fundamentais para o metabolismo cerebral. Duas vitaminas deste complexo em especial podem ajudar nas dores de cabeça: “Uma é a vitamina B2, que participa da produção de energia nas células, o que pode ajudar nos neurônios ligados às dores de cabeça”,
A batata costuma ser usada em rodelas na testa para melhorar as dores de cabeça, mas ingeri-la também ajuda bastante. “Ela é rica em potássio e magnésio, nutrientes importantes para evitar as contrações musculares que podem causar enxaqueca, além de ser fonte de vitamina C”, .
A quinoa é um grão rico em vitaminas do complexo B e vitaminas A e C. “Essas substâncias podem ser usadas como coadjuvantes num tratamento para melhorar as crises de dores de cabeça”, ensina a nutróloga Lenina. O alimento também contém triptofano e magnésio, assim como o feijão, trazendo mais benefícios.
O que deve ser cortado da dieta:
Nitritos e nitratos
Dilatam os vasos. Presentes na linguiça, presunto, salsichas, carnes processadas, nos molhos prontos e nos alimentos industrializados em geral.
Tiranina
Liberta a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor. Chocolate, vinho tinto, queijos duros, amendoins, carnes defumadas e frutas cítricas, entre outros, contêm essa substância.
Fenois, aldeídos e sulfitos
Estreitam os vasos, reduzem os níveis de açúcar no sangue e libertam agentes tóxicos. Estão presentes no vinho tinto e bebidas espumantes e destiladas em geral.