Noticias

Operação da Core deixa oito mortos no Complexo da Maré

Uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil deixou ao menos oito pessoas mortas no Complexo da Maré, na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Polícia Civil, a operação foi planejada para prender o traficante Thomaz Jhayson Vieira Gomes, que após trocar de facção se autodenomina 3N. Na ação, um segurança pessoal do criminoso e a mulher dele foram detidos. Helicópteros foram flagrados por moradores dando rasantes na comunidade e um intenso tiroteio foi registrado.

A área de atuação da quadrilha de 3N sempre foi o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do estado. No entanto, desde a morte de Antonácio do Rosário, o Schumaker, a mando de 3N, o traficante fugiu da região e teria se alojado na Maré. Segundo investigações, o traficante faria outra invasão à comunidade em São Gonçalo nos próximos dias.

Crianças foram flagradas saindo de uma escola na rua 6 da Vila do João, no Complexo da Maré. Alunos afirmam que a foto foi feita perto da Escola Municipal Professor Josué de Castro, onde teriam sido dispensados mais cedo, por volta de 12h.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, durante a operação, os agentes apreenderam sete fuzis, três pistolas, carregadores com munição, 14 granadas, cerca de 35 mil reais e drogas, no Conjunto Esperança, na Maré.
Uma professora da unidade, que preferiu não se identificar, disse que a escola funciona em horário integral e os alunos só são liberados com a presença do responsável. “Eu estava ajudando a tirar as crianças do pátio e de lugares onde elas pudessem estar expostas aos tiros, mas elas só saem com os pais”.
Segundo o aplicativo de violência OTT, disparos foram ouvidos nas localidades Conjunto Boa Esperança, Vila do João e Salsa& Merengue. De acordo com a ONG Redes da Maré, a Clínica da Família da Vila do Pinheiro e o Centro Municipal de Saúde da Vila do João foram fechados.