Noticias

Capitão reformado do Exército é preso por pedofilia

 Um capitão reformado do Exército, de 66 anos, foi preso, na manhã desta quinta-feira, na operação que a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói fez contra pedofilia. O capitão foi um dos quatro capturados na ação, que aconteceu no município da Região Metropolitana do estado. Ele foi encontrado em casa, no bairro de Santa Rosa, área nobre de Niterói.
Dentre os outros presos, está um auxiliar de manutenção da Secretaria estadual de Direitos Humanos, e um técnico de informática. Ao todo, eram seis mandados de prisão, na operação que foi batizada de Revelação II. Com os presos foi apreendido material pornográfico, dentre eles, vídeos com cenas de sexo explícito envolvendo adolescentes e crianças.
A ação é uma continuidade da operação Revelação, realizada em novembro do ano passado, quando quatro pessoas foram presas pelo mesmo crime.
“Ao longo de três meses conseguimos identificar esses elementos e apresentar pela prisão e busca e apreensão ao juízo da Vara Criminal de Niterói”, conta o titular da DPCA, o delegado Robinson Gomes Pereira, sobre os mandados cumpridos. “O resultado foi ótimo, porque temos proporcionalmente mais presos do que a operação do ano passado, que tinha 15 mandados e quatro capturados”.
Além da DPCA, a operação também contou com policiais das delegacias de Defraudações (Ddef), Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) e de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM),o Comando Militar do Leste (CML) disse que “não se pronunciará” sobre a prisão do capitão.
Em nota, a Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos informou que o funcionário preso não pertence aos quadros de funcionários desde o último dia 1º de abril. “O ex-funcionário foi exonerado por motivos de inadequação ao trabalho proposto na coordenadoria de acompanhamento de obras e por não ter executado a contento suas tarefas na nova administração. Desde janeiro, 45 funcionários fantasmas foram exonerados com abertura de sindicância pelo Estado. A Secretaria vem atuando de forma incisiva na qualidade de trabalho de seus funcionários e em seu papel prestado à sociedade”.