Noticias

Ibama libera acesso a banco de dados da autarquia

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) abriu para acesso ao público um conjunto de sistemas da autarquia. Chamada de Dados Abertos, a plataforma reúne diversos bancos de dados relacionados às atividades desenvolvidas pelo órgão.

Entre os bancos de dados disponíveis está o Sistema DOF (Documento de Origem Florestal), antes restritos a órgãos ambientais, policiais e a agentes do Ministério Público. O sistema controla o transporte e o armazenamento da madeira comercializada no país. A ferramenta permite acessar informações sobre corte de madeira, processo de transformação e transporte. É possível ainda obter dados sobre a conversão de produtos florestais em objetos de consumo, importação, exportação.

Outro sistema permite visualizar a evolução das receitas arrecadadas compreende o detalhamento das informações sobre os valores arrecadados pelo Ibama, ou seja, a soma de taxas, contribuições e outras fontes de recursos. O sistema “Evolução das Receitas Arrecadadas” apresenta as receitas com seu respectivo código de recolhimento, descrição, valor, quantidade de recolhimentos e ano.

O banco de dados permite também que o usuário visualize a relação de licenças ambientais, autorizações e respectivas renovações e retificações emitidas pela autarquia no âmbito dos processos de licenciamento ambiental federal de atividades e empreendimentos.

(Fonte Agência Brasil)