Noticias

Estados do Sul faz plebiscito sobre separação do Brasil no sábado

286415

Está marcado para sábado (7), em 900 cidades brasileiras, uma consulta informal sobre a separação do Sul do país do restante do Brasil. Serão 3 mil espalhadas com a pergunta: “Você quer que Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. O Plebisul não tem validade legal. Em outubro do ano passado, em outra votação, 95,7% dos 617.543 participantes foram favoráveis à separação. O objetivo é chegar a 1 milhão de pessoas – 5% do eleitorado da região.  “Será bem democrático e extremamente pacífico. Se a pessoa quiser ir na urna e votar ‘não’, ela tem o direito. Todo sulista tem o direito de não querer o Sul separado”, disse à Veja Anidria Rocha, coordenadora do movimento no Rio Grande do Sul. Ela diz que, ao contrário do que acontece esta semana na Catalunha, o movimento não busca por agora declarar a separação do Brasil. “Ainda estamos na fase de consultar a população de forma extraoficial para que, no futuro, possamos ser um país próspero e independente”.  A Constituição brasileira, em seu primeiro artigo, afirma que o país é formado pela união “indissolúvel” dos estados, o que tornaria ações separatistas ilegais. Internacionalmente, segundo o professor Luís Renato Vedovato, da Unicamp, são três situações para se reconhecer a independência de uma região: quando um país vive sob o jugo colonial de outro, quando um país invade outro e quando há graves violações de direitos humanos. Ele não acredita que isso seja válido para o caso do Sul.

O Rio Grande do Sul está localizado no extremo sul do Brasil e ocupa 282.062 km². A capital do estado é Porto Alegre. Seus limites territoriais são os seguintes: estado de Santa Catarina (norte); Uruguai (sul); Oceano Atlântico (leste) e Argentina (oeste).

O estado do Paraná localiza-se no sul do país, sendo que sua área é de 199.314 km². Os limites do estado são os seguintes:

Norte e Nordeste – São Paulo.
Sul e Sudeste – Santa Catarina.
Leste – Oceano Atlântico.
Oeste – Paraguai.
Noroeste – Mato Grosso do Sul.
Sudoeste – Argentina.

Santa Catarina é o menor estado da região sul do Brasil, com apenas 95,4 mil km². A capital do estado é Florianópolis, cidade que está localizada na Ilha de Santa Catarina, que tem aproximadamente 523 km². O ponto de menor distancia entre a Ilha e o continente tem a largura de 500 metros. Ligando a Ilha ao continente existem três pontes: a Ponte Hercílio Luz (a mais conhecida), a Pedro Ivo Campos e a Colombo Sales.

No continente, os limites do estado são os seguintes: Paraná (ao norte), Rio Grande do Sul (ao sul), Oceano Atlântico (leste) e Argentina (oeste).