Noticias

Ministério da Saúde quer retirar refil de refrigerantes de redes fast food

refil-de-refri-850x491

Nesta terça-feira (13), o ministro da Saúde Ricardo Barros afirmou que o ministério estuda um acordo com redes fast-food para tentar retirar a venda de refil de refrigerantes desses estabelecimentos. Ainda de acordo com o ministro, se o acordo não for fechado, a pasta planeja enviar um projeto de lei ao Congresso.  A estimativa dada por Ricardo Barros é que o país tem cerca de mil lojas de restaurante fast-food que permitem que os clientes reabasteçam os copos de refrigerante.

Segundo o ministro, pesquisas indicam que o consumo dessas bebidas aumenta 35% quando há refil.  As propostas foram apresentadas em um evento realizado nesta terça-feira (13) para divulgar dados da quarta etapa de um acordo com a indústria para reduzir o sódio em alimentos industrializados.

De acordo com o ministro, além da restrição ao refil, o governo estuda ações para deter a obesidade. Neste caso, os acordos para adoção de “dosadores” de sal e açúcar e a proibição a saleiros na mesa de restaurantes. “O saleiro já é proibido em alguns países e é um caminho que temos que avançar eventualmente”, afirma Barros.