
A cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, receberá nesta sexta-feira (5) e sábado (6) um cadastramento para artesãos locais. O Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ/TurisRio), tem a finalidade de reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo. Mais de 150 artesãos são esperados nos dois dias do evento.
O cadastro será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e acontecerá das 10h às 16h no Instituto de Educação e Formação Integral Judite Gonçalves. No início do evento, a coordenadora, Nea Mariozz, ministrará uma palestra com o intuito de apresentar as propostas e benefícios do programa.
“Estamos retomando os cadastros, após o início da entrega da Carteira Nacional do Artesão/Trabalhador Manual. É um momento de bastante trabalho, mas muito gratificante. O programa já esteve em 27 municípios, onde estão sendo implantadas medidas que visam valorizar o trabalho desses profissionais. Nossa meta é atender a todo o Estado, com uma expectativa de 15 mil artesãos cadastrados e recebendo seu documento de identificação do Governo Federal”, destacou a coordenadora do programa.
Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, a atividade deve ser incentivada pelos representantes do setor, já que o artesanato é um dos itens mais procurados por visitantes brasileiros e estrangeiros.
“Búzios é um dos municípios com mais força dentro do setor turístico do nosso estado, atraindo milhares de turistas a fim de desfrutar de suas belas praias. Aproveitando desse cenário, o artesanato aparece como uma maneira do turista levar uma recordação dos momentos que passou no local”, ressalta o secretário Nilo Sergio Felix.
Para se cadastrar, cada artesão deve levar uma foto 3×4 e as cópias do comprovante de residência, CPF e RG. É necessário ainda apresentar três ou mais peças já produzidas e três inacabadas para a finalização no ato do cadastro, para a comprovação técnica.