Dicas

Maxixe ajuda a combater anemia e osteoporose

descubra-os-beneficios-do-maxixe-e-aprenda-receitas-deste-vegetalrefogado-de-maxixe

Popular em alguns lugares do Brasil, em outros, nem tanto, o maxixe é uma hortaliça de origem africana que oferece diferentes benefícios à saúde e pode dar um toque especial a algumas receitas. Podem ser utilizados tanto seu fruto como suas folhas. Mariellen Emidio Figueroa, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, explica que a hortaliça é bastante cultivada e consumida na região Norte e Nordeste do Brasil. “O fruto maduro é cozido com ingredientes típicos do nordeste originando o prato ‘maxixada’. Já o fruto verde cru é utilizado no preparo de saladas ou no preparo de conservas como picles”, comenta a nutricionista. As folhas do maxixe são ricas em fibras e clorofila, de acordo com Mariellen, podendo ser refogadas de forma semelhante à couve, mas deixa na boca uma sensação de leve ardência. “Já o fruto do maxixe tem sabor suave, lembrando o pepino”, diz.

Bons motivos para incluir o maxixe no seu cardápio

Se você nunca experimentou e/ou, simplesmente, não tem o hábito de consumir maxixe, pode se inspirar com os benefícios oferecidos pelo maxixe, listados abaixo!

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Mariellen explica que o maxixe é rico em zinco, cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas B1, B2, B3 e C. “Estes nutrientes são benéficos para o funcionamento adequado do metabolismo e fortalecimento do sistema imunológico. Mas, quando o maxixe é cozido ele perde parte destes nutrientes, por isso, o ideal é ser consumido cru”, diz.

2. Poder antioxidante

A especialista destaca que pesquisas recentes têm evidenciado a presença de substâncias antioxidantes, como os compostos fenólicos (ácido gálico), que possuem ação anti-inflamatória, combatendo os radicais livres e protegendo o organismo contra o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas (como o câncer).

3. Prevenção da osteoporose

Devido à presença de cálcio, o maxixe ajuda na boa manutenção de ossos, dentes e cartilagem, ajudando, assim, inclusive a prevenir a osteoporose.

4. Prevenção da anemia

Fonte de ferro, o consumo de maxixe pode ajudar tanto na prevenção como no tratamento da anemia.

5. Benefícios para a pele

Devido à presença de vitamina C, o alimento ajuda na manutenção da saúde e beleza da pele. Assim, conclui-se que o maxixe é um alimento benéfico para a saúde como um todo. Se você ainda não consome, vale a pena pelo menos experimentar!

Como escolher e preparar o seu maxixe

Mariellen explica que, na hora da compra, o ideal é escolher os frutos firmes, de cor uniforme e com espinhos inteiros. “Ele pode ser armazenado em temperatura ambiente, mas logo os frutos murcham e ficam amarelados, podem mantidos na geladeira por no máximo três dias”, diz. A nutricionista ressalta que a melhor maneira de consumir maxixe é comer o fruto cru, podendo ser utilizado no preparo de sucos (apenas retire a casca) ou cortado em rodelas e preparado com outras saladas (como tomate e cenoura, por exemplo). A quantidade recomendada, de acordo com Mariellen, é de 2 a 3 frutos ao dia.