Uma turista argentina foi ferida com três tiros disparados por homens apontados como traficantes de drogas do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa, na tarde desta segunda-feira. Ela estava acompanhada de outras três pessoas — uma de nacionalidade argentina e outras duas, espanhola — em um automóvel. O veículo teria entrado por engano na favela, segundo a Polícia Militar.
A turista foi identificada como Natalia Lorena e está internada no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. De acordo com a secretaria municipal de Saúde, seu estado inspira cuidados.
Em nota, o comando da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos Prazeres afirmou que uma guarnição policial socorreu os turistas na rua Gomes Lopes. “De acordo com o relato das vítimas, criminosos dispararam contra o carro do grupo. Na ação, uma turista foi ferida. A Unidade realiza buscas, na tentativa de localizar os envolvidos no episódio”.
A ocorrência foi registrada na Delegacia Especial de Apoio ao Turista (DEAT). O marido da turista argentina está sendo ouvido especializada. Além dele, um casal de espanhóis que estavam no veículo também prestam depoimento. Segundo a delegada Valéria Aragão, titular da unidade, as medidas necessárias para prosseguir com a investigação do fato estão sendo adotadas. O grupo seguia para o Cristor Redentor através do aplicativo Google Maps, quando entrou por engano na comunidade.
O espanhol dirigia o carro. As mulheres estavam no banco de trás. “Os bandidos não encostaram no carro e nem roubaram nada. Atiraram e desapareceram”, disse a delegada. O casal argentino chegou ao Rio no último dia 21 e os espanhóis desembarcaram dois dias depois.