Noticias

Postagens clandestinas desviaram R$ 647 milhões dos Correios

13/10/2011. Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Carteiros trabalham no centro de distribuição da Empresa de Correios e Telégrafos - ECT do Setor de Indústria e Abastecimento - SIA, após fim da greve.

A Polícia Federal desmontou nessa sexta-feira (14) um sistema clandestino de postagens de boletos, revistas e malas diretas envolvendo a estrutura dos Correios. O esquema teria causado um prejuízo de R$ 647 milhões nos últimos dois anos. A Operação Mala Direta contou com cerca de 100 policiais federais que executaram nove mandatos de prisão, três de condução coercitiva e 19 de busca e apreensão na cidade de São Paulo e região metropolitana.

 

Segundo a Polícia Federal, esse sistema paralelo, que contava com o apoio de funcionários dos Correios, usava a estrutura da empresa pública para postar encomendas, mas o faturamento do serviço beneficiava empresas privadas.

 

A fraude tinha início na recepção das correspondências, em seguida, funcionários adulteravam pesagens, suprimiam listas de faturamento e inseriam dados falsos nos sistemas de informações e cargas clandestinas também eram incorporadas e transportadas pela estatal.

 

As investigações que resultaram nas prisões dessa sexta-feira começaram em 2015 e, segundo a Polícia Federal, contaram com apoio integral dos Correios. Os envolvidos no esquema tiveram os bens bloqueados e podem responder por corrupção passiva, corrupção ativa e associação criminosa. As penas variam de um a 12 anos de prisão.

 

EBC)