
A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPRJ) registrou um aumento no número de denúncias de constrangimentos e agressões em abordagens feitas a pessoas em situação de rua, nas semanas antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
Em função disto, o Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (Nudedh) lançou nesta sexta-feira a cartilha “Direitos da População em Situação de Rua
Segundo a defensora pública, Carla Beatriz, a cartilha busca orientar as pessoas que, em sua maioria, não tem acesso ao conhecimento dos seus próprios direitos.
O lançamento da campanha teve a participação também do cantor Criolo, autor da música “Casa de papelão”, que ilustra a capa da cartilha.
O documento será entregue em ONG’s e centros de acolhimento. O Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública atende, por semana, cerca de 70 pessoas em situação de rua.
Segundo o último censo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) realizado em 2013 afirmava que mais de 5.500 pessoas vivem em situação de rua no Rio de Janeiro.
Deste número, 80% dos moradores tem no vício em álcool ou no conflito familiar como maior motivador da ida para a rua.
20/09/16
Milhares de despejos antecedem as Olimpíadas do Rio
EFE BRASIL
https://www.youtube.com/watch?v=iJZO7wwRMNI